segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Novo nome



Esta coisa dos nomes tem muito que se lhe diga. Sobretudo num País como o nosso, em que praticamente toda a gente se conhece ou conhece alguém que conhece alguém. Mas adiante.
Quando casei adoptei o nome do meu marido. Porque me faz sentido. No entanto, profissionalmente, continuo a usar apenas o meu nome: enquanto jornalista não ia, obviamente, mudar de nome, e actualmente, tem-me aberto várias portas por, precisamente, as pessoas se lembrarem de mim enquanto jornalista.

No entanto, ando a fazer um esforço adicional para, em tudo o que é estritamente pessoal, utilizar o nome dele. Qual é o grande problema disto? É que quando me chamam por esse nome, eu não respondo. Ainda não me habituei, e como tal, fico sempre a olhar para os senhores a pensar que estão a chamar a pessoa errada.

©Show me Pretty
 
No entanto, este fim-de-semana portei-me lindamente: assinei sempre com o nosso nome. Quando me perguntaram, respondi sempre com o nosso nome – ainda que as pessoas teimem em partir um nome que é composto. Mas hoje, quando regressei, lá voltei eu a responder pelo meu nome [que na verdade não é meu mas sim do meu pai e da minha mãe].

Ainda me falta mudar passaporte, cartões de viagens, cartões de crédito, carta de condução..no fundo, estou aqui a tentar convencer-me de que apenas quando todos os meus documentos tiverem o nome dele é que estou capacitada de me apresentar como tal! Ráspartam J



2 comentários:

  1. Eu acho que não vou adotar o nome da pessoa com quem me vou casar. Não vejo sentido, não percebo para que serve. E tal como dizes, profissionalmente já somos conhecidas de uma maneira, que não há interesse em mudar. Mas se é o que desejavas, acho muito bem, agora é mudar os cartões todos! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto da sensação de clã. Gosto que os nossos filhos possam vir a ter nomes que os dois pais também têm. Gosto de deixar de ser eu para passar a ser nós :) Mesmo que só use em termos pessoais. Gosto muito.

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo