quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Anel de Noivado

No outro dia voltei a ter esta discussão e entretanto precisava de desabafar aqui por estes lados que isto é coisa que me 'encanita' - não adoram esta expressão.

Minhas queridas e pequenas microalgas, por favor, vamos entender isto de uma vez por todas:

O anel de noivado, em Portugal, usa-se na mão esquerda! Eu sei, é uma maçada, não vos apetece nada, o dedo da mão esquerda - nas pessoas dextras, que são a maioria - é muito mais fininho que na mão direita, blá blá, blá...

Agosto 2012

Mas é o que é. Obviamento que vos digo isto depois de uma exaustiva investigação, que começou na minha mãe e avó e terminou em alguns livros de etiqueta escritos já no século XXI. O anel de noivado, que é usado somente pela mulher, na nossa cultura, usa-se na mão esquerda, tal como a aliança. A mão esquerda que os antigos acreditavam ter a ligação mais directa ao coração, daí a tradição - sweet!

[No Brasil, por exemplo, os anéis de noivado (em ouro amarelo) são usados pelos dois, na mão direita. Ocupam os lugares dos anéis de compromisso, geralmente em prata.]

No dia do casamento, o anel de noivado passa para a mão direita, porque no anelar esquerdo vai ser colocada a aliança - que nunca,  jamais em tempo algum, deve ser retirada (excluem-se ressonãncias magnéticas e TAC por razões que me parecem demadsiado óbvias para ter que explicar :). No dia seguinte ao casamento, o anel de noivado passa então, novamente, para a mão esquerda, e faz companhia à aliança.

Eu acho muito bonito ver uma mão com um anel de noivado e uma aliança. Acho que tem uma elegância imensa. Nunca dei muita atenção a isso, confesso, até eu própria ter um anel de noivado. Mas no outro dia, quando me perguntaram "tu não usas o teu anel, pois não?", pensei que realmente faz diferença.

Tenho imensa pena de não usar o meu anel de noivado todos os dias (usei durante todo o noivado), mas:

1. Não é um anel prático. Como tem uma pérola e um brilhante, o risco de bater em coisas e de se estragar é enorme;

2. A pérola estraga-se quando demasiado tempo em contacto com água. E apesar de eu usar luvas para tudo, a água do banho, de lavar as mãos e afins não é recomendada;

Setembro 2013
O meu anel fica, portanto, guardado para dias de festa - o que é uma pena, mas sempre é mais um acessório. De qualquer forma, não o trocaria por um anel mais prático para poder usar todos os dias. Garantidamente - os anéis 'modernos', só com brilhantes encastrados em filinha, não têm, para mim, a mínima graça. Sorry.

Mas pronto. Noivas que me lêm: ponham esse anel na mão certa, sff!

Obrigada! :)




10 comentários:

  1. Realmente, o teu e quase um caxuxo eheheh

    Só não sabia que no dia do casamento passa para a direita para depois voltar à esquerda. Giro e faz sentido.
    Vou continuar à espera de um anel de noivado... vou dando dicas dos que gosto!

    ResponderEliminar
  2. L., este anel tem mais de 40 anos. Já foi da minha mãe, agora é meu e espero que seja de mais alguém, ainda :) Adoro-o. Desde miúda que só queria um anel destes. Não gosto mesmo nada dos anéis que agora se usam (excepto os solitários, que continuam a ser lindos e usados). Vai dando dicas, sim, que geralmente eles nunca sabem ;)

    ResponderEliminar
  3. Quem tem aliança de compromisso no dia de casamento tira e coloca o anel de noivado? Pois como antes o anel e usado na mao esquerda não atrapalha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!,

      sim :) Quem usa aliança de compromisso deve retirá-la no dia do casamento para dar lugar ao anel de noivado :)

      Biejinhos e bom casamento!!!

      Eliminar
  4. A sério tombei com este micro post "científico " e a autora é de uma imparcialidade e auto crítica fenomenal ! Adorei principalmente a parte em que diz q a sua investigação se baseia na sua família - miúda és tão CAGONA lol ! O que te leva a crer q há alguém interessado em saber se gostas ou não de anéis de brilhantes, ou se usas o teu anel ?
    Dica: manda emoldura-lo assim podes carregá-lo para todo lado sem se estragar :) he he he eu não estou c inveja se é isso q estas a pensar apenas estou a fazer uma crítica porque realmente tu deves achar que és a kate Middletown!!! Guet real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,
      os posts científicos não são para aqui chamados uma vez que - pasme-se! - isto é um blogue pessoal. O que me permite fazer dele e escrever nele precismente tudo o que me der na gana. Até posso escrever que gosto de jeans e odeio favas. Who cares? :) De qualquer forma, agradeço a visita e o tempo desperdiçado no comentário mordaz.

      Ps: Obrigada pela dica. No entanto, meu anel de noivado foi-me roubado quando me assaltaram a casa há uns meses, o que, acredito, a deixe particularmente feliz.

      Eliminar
    2. Alexandra és uma porca de merda! Não devias ofender a nossa querida blogger Meg. Aposto que és uma cabra vadia!

      Força Meguízinha! És a maior, tu e mais nenhuma contra estas putas todas! Estou contigo Darling

      Eliminar
  5. Tenho esta discussão regularmente! ! Fico feliz por saber que no fim era eu que tinha razao! ! :D

    ResponderEliminar
  6. Mto obrigada, fui pedida em casamento na véspera de natal, mas tenho andado com ele juntamente com a aliança de comprometida, mas pareceu m que algo não estava bem.. Grande ajuda.. Mto obrigado.. Boas entradas em 2016..

    ResponderEliminar
  7. Olaaaaaaaaa! Adorei o seu post, está fantástico! Quero, desde já, agradecer toda a sua disponibilidade e boa vontade que teve ao prestar um serviço público de tão grande dimensão como este.
    Tenho, no entanto, uma dúvida que ainda ninguém me soube esclarecer... Eu vou oferecer um anel de noivado fantástico ao meu namorado (custou-me 3257 €) mas eu não sei em que mão ele deve utilizar... Por favor, ajude-me, nos casais homossexuais a regra é a mesma?

    Obrigado pela sua atenção Darling e lamento imenso que lhe tenham assaltado a casa.
    Quanto à bardajona porcalhona Alexandra bacalhau que veio para aqui ofendê-la ela está a precisar é de um valente rijo naquele rabo, como tão bem nos sabe a nós, que somos mulheres normais :)

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo