terça-feira, 26 de novembro de 2013

"Não conte. Nada."

A Gina Indelicada - provavelmente a melhor personagem fictícia de sempre do Facebook - escrevia uma sábia frase esta semana: "Não conte. Nada. Quanto menos gente souber mais chance tem de dar certo.".

De há uns meses para cá este tem sido o meu lema de vida. Dizer pouco. Contar pouco. Antecipar pouco. Uma das minhas avós-emprestadas repete, insistentemente uma fras que nós teimamos em ignroar: "as pessoas às vezes nem se apercebem das más energias que deitam, mas a verdade é que quanto menos soubermos uns dos outros melhor. A inveja é uma coisa muito má".

Eu podia nem acreditar nela, mas o tempo tem-me mostrado que é mesmo assim. Por muito boas que sejam as nossas energias, nem sempre elas conseguem lutar contra as más que teimam em atirar para cima de nós.

ISto é também aquilo que mais tenho dito a quem me está próximo: não contes, não fales, não partilhes, não antecipes. Às vezes - quase sempre - as coisas boas ficam mais bem guardadas e sabem melhor entre quatro paredes que numa rede social inteira. 

5 comentários:

  1. Eu sou assim, há muitos anos. No outro dia no entanto, quando falámos sobre as más energias, não foi isto que percebi. Era disto que estavas a falar?

    ResponderEliminar
  2. Ah, e não sei quem é a gina indelicada, ou porque é que ela é indelicada. Por dizer as verdades? :)

    ResponderEliminar
  3. Será? Eu acredito mais em: o que tiver de ser para mim não vai para outro.
    beijito

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo