sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Frente e Verso | Rádio

Frente | A rádio da Lénia

Há músicas que têm efeitos estranhos em mim. Náuseas, por exemplo. Mesmo! É uma coisa física: há músicas que me agoniam. Não é simplesmente mão gostar delas. É não as suportar, de todo. E ficar nauseada, como se tivesse atravessado o Tejo de barco (pois, também não sou muito feliz a andar de barco).

Música dos anos 80. Não suporto. Odeio. Quem me conhece bem sabe deste meu odiozinho de estimaçã. Há excepções nos anos 80: U2 e Sting, por exemplo. Na verdade, não me lembro de mais nenhuma excepção. Sou incapaz de ouvir música dos anos 80 e só não fujo mesmo se não puder. Por isso, uma coisa como a M80 a tocar no meu carro é coisa que nunca aconteceu. E se acontecer é por acidente.

Eu sou miúda de coisas mais dançáveis. Mais suburbanas, certamente. As minhas rádios passam música recente, que diverte e anima. Adoro a Comercial de manhã, graças ao Pedro Ribeiro, à Vanda Miranda e ao Vasco Palmeirim. Depois farto-me dos anúncios em barda e estaciono na Mega Hits - eu avisei que isto era coisa suburbana. Aproveito e ganho balanço para o ginásio. No regresso, continuo na Mega Hits ou, se a música me estiver a cansar, passo para a VodafoneFM ou para a Sudoeste. Nunca por muito tempo, é certo. Se estiver no carro ao fim da tarde, a companhia é da Antena 3 e do Fernando Alvim.

Rádios-de-notícias só quando acontece alguma coisa especial (eleições, por exemplo) e relatos de futebol na Antena 1 ou na TSF, quando estamos em época de campeonatos do mundo ou da Europa.
Rádios de que fujo: Smooth FM, Marginal, Amália, rádios brasileiras e a já mencionada M80. Não sou eu em nenhuma delas e eu gosto mesmo é de ir a "dançar" e a cantar enquanto conduzo. Gosto de música que me faça "sair" do carro é sorrir. E se não for para me pôr bem disposta, mais vale desligar a rádio ou a ir a ouvir músicas infantis (às vezes os miúdos agradecem - as duas coisas!).

[a minha versão da história, as usual, no blogue da Lénia]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ocorreu um erro neste dispositivo