terça-feira, 4 de agosto de 2015

A vida que o não é

Alguém escrevia, no outro dia, numa das redes sociais, que o maior privilégio, actualmente, é viver coisas sem as mostrar. No recato das memórias que não passam pelas redes sociais. É um facto que me tem sido mais querido com o passar do tempo - e sim, até publico várias coisas nas redes sociais - e que comprovadamente faz mal às pessoas.

A felicidade mostrada nas fotografias, em textos incríveis, em devaneios vários, são tantas vezes mais espelho do que queríamos ter ou ser do que o que realmente somos. Cada vez mais dou por mim a olhar uma paisagem e não querer fotografá-la. A estar com amigos e a nem me lembrar de que o telefone com câmara existe. A estar. Só isso. E essas memórias, que não são partilhadas, transformam-se em coisas tão boas, tão maiores do que os efémeros frames que gostamos de partilhar com o mundo para mostrar a nossa vida absolutamente incrível. que limpamos de qualquer resquício de tristeza ou dificuldade.

No outro dia, no concerto de Caetano e Gilberto Gil, um dos mais bonitos a que assisti, ao olhar para a plateia, só se viam telefones. Telefones a gravar, a tirar fotografias, a fazer vídeos. Eu também fiz um vídeo, é certo. 30 segundos de imagens que gravei no telefone para enviar para a minha amiga-irmã quando os meus olhos se marejaram de lágrimas ao ouvi-los cantar uma música que nos diz tanto, a ambas. À nossa volta, várias pessoas não estiveram naquele concerto. Estavam lá, em  corpo, mas estavam nas redes sociais: a publicar fotos, a publicar vídeos, a tentar encontrar os amigos que também estavam no concerto.

E eu, enquanto olhava para elas, pensava no tempo que desperdiçamos sempre que não estamos num lugar. Estar, verdadeiramente. De tudo o que empenhamos em prol de mais uma fotografia que mostra como é incrível a nossa vida, o que podemos ter e o que podemos fazer.

Quem é que tira fotografias quando os canos dão problemas em casa? Ou quando estamos a tirar ervas daninhas do jardim? Ou quando o forno se avaria, a máquina não funciona e o frigorífico está vazio? Quando, sem glamour nenhum, limpamos a casa ou furamos paredes para a embelezar? Quando chegamos a casa num caco, nos enrolamos no sofá e queremos só que as lágrimas finalmente saltem para nos fazerem sentir melhor? Quem é que publica as tristezas e as dificuldades de uma vida que só é boa porque também tem coisas menos boas? Ninguém.

E isso torna-nos tontos. Torna-nos ignorantes, egoístas, sonhadores de uma realidade que nunca vai existir porque não é possível. E ao mesmo tempo torna-nos insatisfeitos, porque a nossa vida tem problemas de que ninguém sabe, porque a vida perfeita não tem problemas e logo não os podemos partilhar. E no limite, torna-nos infelizes, porque nunca conseguiremos atingir algo que é, por definição, inatingível...

A UniCamp, uma universidade brasileira, publicou recentemente uma infografia incrível sobre os problemas da geração em que me incluo - não me revejo em várias coisas, mas isso é mérito dos meus pais e de uma educação que, agora vejo, foi a melhor arma que me deram. Deixo-o aí em baixo para analisarem e para pensarem sobre o assunto. Se vos apetecer. A mim cada vez me apetece mais: pensar, ao invés de fazer. Ver, ao invés de registar. Estar, ao invés de mostrar.

https://demografiaunicamp.wordpress.com/2013/10/30/porque-os-jovens-profissionais-da-geracao-y-estao-infelizes/

1 comentário:

  1. Já tinha lido essa infografia e não me identifico também, tal como tu, graças `a educação que tive. Focada em objetivos, em seguir sonhos mas que sem trabalho nada se consegue, sem lutar as coisas não acontecem por muito bom que possas ser...

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo